Mimulus Escola e Cia de Dança

Flores de Coragem

Flores de Coragem – Mimulus 30 anos. Em comemoração aos 30 anos da Mimulus Cia de Dança

Release

Um espetáculo em homenagem a BABY MESQUITA – fundadora, diretora, produtora, figurinista, mãe da Mimulus – por ocasião da celebração dos 30 anos da Mimulus Cia de Dança, um dos muitos legados que ela nos presenteou.

O espetáculo, que estreou em 2023, reúne os melhores momentos da trajetória da Mimulus Cia de Dança, com coreografias que fizeram parte de sete espetáculos do repertório da companhia, criados entre os anos 2003 e 2018. Fragmentos marcantes nessa trajetória que Baby Mesquita, de muitas formas, inspirou e possibilitou que fossem criados.

Mimulus é uma flor conhecida como a ‘planta da coragem’. Essa é a razão do nome, escolhido por Baby… mais um dos vários preciosos legados que ela nos deixou.

A Mimulus, após 32 anos de escola e 30 anos de companhia, prossegue, persiste, existe, como Baby sempre quis… toma as danças de salão como essência para se criar “dança”. Para chegar a um lugar de pesquisa, educação, colaboração, experimentação, conexão entre dois corpos que dançam juntos, em tempos de tanta desconexão física.

Uma homenagem a quem trabalhou e lutou pelas artes e pela cultura, durante mais de três décadas.
Uma criadora genial, que produziu todas as ações da Mimulus Cia de Dança… foi quem criou seus figurinos, seus projetos, e deu todo o suporte e apoio incondicional para sua permanência, sua existência, sua resistência: Baby Mesquita… que virou estrela em maio de 2022, preparando-se para dormir, com um livro de filosofia entre as mãos, deixando em nós sua potência de vida, criação, reflexão e ação.

Um pouco de história:

Baby e João Baptista Mesquita, apaixonados pelo prazer do baile, das danças de salão, imbuídos de empreendedorismo e coragem, se tornaram professores e pioneiros em seu ensino de forma sistematizada, na cidade de Belo Horizonte. Com a fundação da primeira escola especializada no ensino das danças de salão e em seguida a Mimulus Escola de Dança – em 17 de novembro de 1990 – promoveram uma grande reestruturação metodológica no ensino das mesmas e acabaram por transformar toda uma cultura das danças a dois em Minas Gerais.

Em 1992, foi formado então um grupo composto por oito crianças, alunos da Mimulus Escola de Dança. Esse grupo foi o embrião da Mimulus Cia de Dança, que se profissionaliza no ano 2000, com a formação da Associação Cultural Mimulus. Presidida por Baby Mesquita durante 22 anos, além de possibilitar a estrutura necessária para o funcionamento da Mimulus Cia de Dança, tornou-se responsável pela realização de importantes ações educativas de formação artística e técnica; intercâmbios com outros grupos e profissionais; atividades de formação de público; intervenções urbanas; apresentações para escolares da rede pública de ensino; palestras para empresas; entre outras.

Tendo passado por mais de 80 cidades, 14 países, a Mimulus estará com vocês, resistindo e celebrando a vida. Afinal, Mimulus é uma flor conhecida como a planta da coragem… essa é a razão do nome, escolhido por Baby… um dos vários preciosos legados que ela nos deixou.

Ficha Técnica

Direção Artística:
Jomar Mesquita

Coreografia:
Jomar Mesquita, com a colaboração dos integrantes da Cia.

Bailarinos:
Alec Santino
Alexandre Tadra
Andrea Pinheiro
Fabiana Dias
Jomar Mesquita
Juliana Macedo
Pâmela Seval
Rodrigo de Castro

Participação Especial:
Parceiros Mimulus
Alunos da Mimulus Escola de Dança.

Figurino:
Baby Mesquita
Juliana Macedo
Ronaldo Fraga

Cenografia:
Ed Andrade

Iluminação:
Junior da Mata
Ed Andrade
Jomar Mesquita

Fotografia:
Daniel Vidal
Guto Muniz
Andrea Pinheiro

Filmagem:
Igor Brant

Seleção Musical e Mixagem:
Jomar Mesquita

Comunicação:
Guilherme Guedes

Produção:
Amora Produções Artísticas
Fábio Ramos

Consultoria Internacional:
Guy Darmet

Apoio Eterno:
João Baptista Mesquita
Baby Mesquita

Realização:
Associação Cultural Mimulus

Roteiro Musical: Valsa pra Lua – Vítor Araújo
Nostalgia – André Mehmari
Bem e o Mal – Dudu Falcao; Danilo Caymmi
Sonhos – Peninha
Gorrión – Dino Saluzi
Invierno porteño – A. Piazzolla
Feeling Good – Nina Simone (Anthony Newley e Leslie Bricusse)
Dark End of the Street – Diamanda Galas (Dan Penn e Chips Moman)
You Don’t Know Me – Caetano Veloso
Ne Me Quite Pas – Jacques Brel
Piensa en Mi – Agustín Lara
Meu Mundo Caiu – Maysa Matarazzo
Ballade #1 In G Minor, Op. 23, CT 2 – Frédéric Chopin
Baby – Caetano Veloso