Mimulus Escola e Cia de Dança

De Carne e Sonho


“Mimulus, a companhia que vem melhor realizando em Minas – talvez no Brasil – uma criação contemporânea a partir de elementos da dança de salão.” – Marcello Castilho Avellar

Release

Um tradicional baile de tango se divide em “tandas”, seqüências de quatro ou cinco tangos, separadas por cerca de um minuto de uma outra música não dançante – a “cortina” -, para que a pista se esvazie e os pares voltem a se formar para uma nova seqüência e um recomeço. Cada cortina é um encontro e a síntese de uma relação, tal qual é em nossas vidas: a primeira música serve para os parceiros se conhecerem, a segunda para acostumarem-se um ao outro, no terceiro e quarto temas os pares desfrutam daquele encontro e no último tango despedem-se e se separam.

Esse é o fio condutor do espetáculo que fala da relação dos casais e os seus conflitos, disputas, os desejos, as traições. Fala principalmente da necessidade do outro e da solidão.

A Mimulus Cia de Dança, ao mesmo tempo que respeita as origens da dança de salão, quebra as suas tradições, na ousada concepção do espetáculo “De Carne e Sonho” onde insere uma nova estética e uma temática contemporânea.

Jomar Mesquita, coreógrafo e diretor da Cia, toma como base as danças portenhas, principalmente o tango e, com a música ao vivo, desafia os bailarinos a mostrar ao público a maturidade adquirida em 11 anos de trabalho da Mimulus Cia de Dança.

O desejo de trabalhar com os gêneros portenhos coincidiu com o encontro da Cia e o Quinteto Dialeto, um grupo de músicos jovens, mas de apurada formação.

O resultado mostra o lado visceral do tango em um espetáculo denso, enriquecido pela trilha sonora que envolve Gotan Project, Pixinguinha, Astor Piazzolla e o clássico Vivaldi.

A Mimulus Cia de Dança parte da essência das danças de salão, propõe uma linguagem inovadora, técnicas apuradas e apresenta ao público um espetáculo que faz jus ao nome: De Carne e Sonho.

Críticas

“Mimulus, a companhia que vem melhor realizando em Minas – talvez no Brasil – uma criação contemporânea a partir de elementos da dança de salão.”

“O duo, pouco antes do final do espetáculo, é intenso, apaixonado e próximo da excelência no que se refere à interpretação.”

“Sua eficiência no tango é impressionante”

“A Mimulus tem assumido um processo de contaminação de linguagens em seu trabalho. De Carne e Sonho leva esta contaminação a um novo patamar, na maneira como investiga, por exemplo, o parentesco entre o chorinho, o tango e certas possibilidades que a valsa assumiu na América Latina.”

“Mimulus , the Company that has been doing the best in Minas – maybe in Brazil -, a contemporary creation based on elements of ballroom dance.”

“The duo, a little before the end of the show, is intense, loving and very close to excellence when it comes to interpretation.”

“Their efficiency at Tango is impressive.”

“Mimulus has assumed a process of language contamination in its work. ‘De Carne e Sonho’ takes this contamination to a new level, by the way it investigates, for instance, the relationship among the ‘chorinho’, the tango and certain possibilities that the waltz has taken up in Latin America”

Marcello Castilho Avellar – Estado de Minas Newspaper, Brazil


“Son tango propose ce qu’il faut de duos intenses, jambes enchevêtrées sans s’entremêler, de variation de tonalité, du joyeux au romantique en passant par le passioné.”

“Quant à Jomar Mesquita il a une présence électrisante, qu’il esquisse quelques pas dans un coin de scène ou qu’il se livre à une interprétation toute personnelle du tango avec sa partenaire complice…”

“Tout en ravivant la flamme du tango, en évitant les poncifs et proposant d’audacieuses variations… En évitant le kitsch …Jomar Mesquita a joué avec intelligence entre hommage à un tango voisin de Belo Horizonte…”

Le Figaro, France – Agnès Benoist


“Le chorégraphe Jomar Mesquita, également directeur artistique de la Compagnie, y pose um regard décalé et novateur sur la danse emblématique de Buenos Aires, loin des clichés habituels.”

“Les danseurs, accompagnés de cinq musiciens, brodent alors un spectacle vibrant, plein de passion, d’elégance et de sensualité.”

“Sublime jeu de jambes, parfaite harmonie des pas, prestance de la gestuelle des partnaires, beauté des costumes changés à chaque tableau: l’energie et le talent expressif des danseurs charment en permanence le public.”

“Un surprenant ballet à trois sur une version tout à fait inattendue des ‘Quatre Saisons’ de Vivaldi venait mettre à point final à ce superbe spectacle.”

Le Dauphiné, France – Dany Grockowiak


“Les danseurs de Jomar Mesquita sont fascinants de précision de la tête aux pieds.”

Le Progres, France


“No renuncian a las técnicas teatrales, ni respectan los limites formales de cada estilo, obteniendo como resultado una propuesta innovadora al mismo tiempo que rigurosa.”

“Mimulus es la comprobación de la no argentinidad del tango”

“…ellos ironizan el tango, le pierden el respecto, pero con la mayor calidad.”

Horacio Rébora – Director of the Cumbres Mundiais de Tango (World Tango Cumbre)


“…llenó de magia el escenario y sorprendió al numeroso público por su atrevida fusión de la danza contemporánea y el tango más tradicional. Eternos minutos de magia.”

“Una innovadora revisión del tango.”

Granada Hoy, Spain

Premiações

Teve sua estreia em 2003 e quando foi considerado um dos três mais significativos espetáculos de dança do cenário artístico de Minas Gerais nos últimos 12 anos (destaque SESC/SATED, 2007). Recebeu as seguintes premiações:

Ficha Técnica

Coreografia e Direção:
Jomar Mesquita

Bailarinos:
Juliana Macedo
Jomar Mesquita
Fabiana Dias
Daniel Vidal
Fernanda Nogueira
Bruno Ferreira

Assistentes de criação:
Bruno Ferreira
Fernanda Nogueira
Juliana Macedo

Figurino:
Baby Mesquita

Cenografia:
Ed Andrade

Iluminação:
Leo Pavanelo

Apoio geral e irrestrito:
João Baptista Mesquita

Produção Executiva:
Fábio Ramos

Direção Geral:
Baby Mesquita

Realização:
Associação Cultural Mimulus

Trilha Sonora:
Contrabajísimo: A. Piazzolla
Corazón de oro: F. Canaro / J. Fernández Blanco
El dia que me quieras: C. Gardel
Milonga de mis amores: P. Láurenz
Um a zero: Pixinguinha / Benedicto Lacerda
Fugata: A. Piazzolla
Milonga del angel: A. Piazzolla
Paris desde aqui: Daniel Binelli
Michelangelo 70: A. Piazzolla
Last tango in Paris: Gato Barbieri
Invierno porteño: A. Piazzolla
O inverno (allegro non molto): Antonio Vivaldi