Mimulus Escola e Cia de Dança

AÇÕES REALIZADAS

Algumas das nossas várias facetas e possibilidades de atuação!

Dentre as várias ações que a Associação Cultural Mimulus realiza ou que já foram realizadas desde o ano 2000 – para além de todo o suporte para o funcionamento da Mimulus Cia de Dança – podemos destacar:

Semanas da Dança e oficinas formativas:

De forma pioneira, têm como objetivo propiciar a todos que se preocupam com uma qualificação e formação constantes – em um campo tão diversificado como o da dança de salão – uma visão ampla e abrangente das infinitas possibilidades desse universo.

Criatividade e técnica se aliam para, de forma contundente, emprestar à arte o saber e os benefícios da tecnologia e da ciência. Tratam-se, pois, de propostas de encontro e interação, estimulando a expressão emocional, a reflexão crítica e o desenvolvimento de uma estética pessoal. Um convite, não simplesmente para exercícios didáticos ou escolares, mas para vivências e práticas da individualidade e da originalidade para ampliar as possibilidades e idéias.

As atividades se destinam a pesquisadores, artistas, profissionais da dança de salão, semiprofissionais, alunos de níveis mais avançados, além de oficinas também para iniciantes. Já trouxe a Belo Horizonte, pessoas de todo o Brasil e também do exterior.

As Semanas da Dança e as oficinas formativas, como eventos de cunho artístico e pedagógico, solidificam o papel da Associação Cultural Mimulus como centro de referência cultural, propiciando um frutífero intercâmbio, facilitando a formação profissional e a inserção de professores, bailarinos e técnicos mais capacitados no mercado de trabalho.

Além das oficinas, aulas e debates promovidos pelos integrantes da Mimulus e sua equipe de produção, vários artistas, especialistas em áreas afins como teatro, circo, música, pedagogia do movimento, etc., são convidados para dirigir laboratórios, oficinas e para participar de fóruns e discussões.

Curso de Qualificação em Criação, Ensino e Produção em Danças de Salão:

Integra as diferentes áreas de atuação do profissional. Propõe o contato com o conhecimento científico e tecnológico, uma reflexão sobre as possibilidades de trabalho, criação, ensino e educação.

O curso objetiva proporcionar aos participantes a aquisição de competências, atitudes e habilidades profissionais que os tornem mais aptos à inserção e ou aperfeiçoamento nos diversos setores de atuação.

Previous slide
Next slide

Mimulus Convida:

Visa a formação de um mercado multidisciplinar no qual as trocas de conhecimento são realizadas com o objetivo de uma formação e experimentação ampla dos seus integrantes.

A primeira edição, realizada em novembro de 2006, uniu 10 bailarinos da Mimulus Cia de Dança a um grupo de empresários e artistas de diferentes modalidades, resultando em vivências nas seguintes áreas: música (piano); canto; confecção de cenário e de adereços; experiências em atividades manuais e nas artes culinárias; filmagem e edição de matéria televisiva; fotografia; atuação como atores, apresentadores de televisão, intérpretes de poesias; percussão (tambores e outros instrumentos das raízes africanas).

O projeto, une pessoas das mais diferentes áreas com um só objetivo: o da troca e da experimentação.

Previous slide
Next slide

Hora do Refresco:

Momento em que a Mimulus Cia de Dança recebe convidados em sua sede para um refresco, um chá ou café. A oportunidade é aproveitada para trocar conhecimentos sobre muitos assuntos: teatro, moda, cinema, culinária, dança, artesanato, política, entre outros tantos temas que acabam sendo devorados.

Alguns dos convidados que já estiveram conosco: Marcílio França Castro, escritor; Francys Ramos, bailarina cubana; Tuca Pinheiro, bailarino e coreógrafo; Kleber Berto, artista do Cirque du Soleil; Bruno Ferreira, ex-bailarino da companhia; Inês Drumond, ex-bailarina do Teatro Guaíra; Eunice Lessa, empresária do grupo Saritur; Jacqueline de Castro, produtora cultural; Eleonora Greca, ex-bailarina do Teatro Guaíra; Cristiane Mesquita, psicóloga e pesquisadora; Cyntia Reyder, bailarina; Cizé Ferreiro, educador físico; Celton (Lacarmélio Alfeo), quadrinista; Rogério Siqueira, presidente da MGS; Igor Arci, gestor cultural; Nil César, diretor da Casa do Beco; entre vários outros…

A Mimulus gostaria de expandir a proposta convidando a sua instituição, escola, empresa, para estar conosco em nosso galpão.

Conhecer o trabalho do bailarino, nosso espaço de ensaios, o processo de criação, parte do nosso acervo, além de assistir trechos de nossos espetáculos ao vivo. Poderemos até mesmo “dançar juntos”, experimentando uma aula junto com a companhia.

O encontro será formatado de forma personalizada para a sua organização, de acordo com o seu tempo disponível, faixa etária e interesses principais. Podemos inclusive apresentar um espetáculo completo, com cenário, iluminação, figurinos… e depois promover uma conversa sobre o trabalho, temática, curiosidades, criação, interfaces artísticas, detalhes técnicos e o que mais os participantes se interessarem em saber.

Tem interesse, clique aqui e saiba mais.

Previous slide
Next slide

Grupo de Formação de Instrutores:

Um programa de capacitação prática e treinamento para pessoas de diversas idades com interesse em se tornarem professores de dança. Com participação em aulas da grade da Mimulus Escola de Dança, reuniões de orientação junto ao coordenador pedagógico, além de bolsas em programas como a Semana da Dança, oficinas formativas, eventos da escola.

Tem interesse, clique aqui e saiba mais.

Exposições do acervo - Centro de Referência Marisa Praxedes:

A Mimulus conta com amplo acervo de documentação, imagens, vídeos, livros, material cenográfico e de figurinos. Através do seu centro de referência, contribui para a preservação do patrimônio imaterial da dança e das artes cênicas, para a história dessa arte. Como parte desta ação, a Associação Cultural Mimulus já realizou exposições do seu rico acervo de figurinos, criados por Baby Mesquita e parceiros. Atualmente, o centro de referência está em fase de organização, digitalização e catalogação do seu acervo, com a intenção disponibilizar o seu acesso para o público em geral, além da publicação do livro “Mimulus 35 anos”.

Previous slide
Next slide

Grupo Experimental:

Oportunizou a formação técnica e artística a bailarinos e bailarinas através da linguagem desenvolvida pela Mimulus Cia de Dança ao longo de sua trajetória. Atraiu jovens de vários estados do Brasil e também de outros países, para entrarem em contato com o repertório criado pela Mimulus Cia de Dança, usufruindo de programas de formação e aperfeiçoamento oferecidos conjuntamente com a Companhia.

Um trabalho de capacitação dos integrantes que puderam assumir vagas de estágio na companhia profissional e também participar do projeto de extensão do campo de atuação do bailarino: aprendizado e treinamento em funções como assistência de montagem, operação de iluminação e cenografia, comunicação, produção e gestão cultural.

Projeto Pôr do Sol:

Evento realizado em diversas praças de Belo Horizonte, com ou sem música ao vivo, consistindo em bailes e aulas abertas gratuitas para a população em geral. Mais uma gentileza urbana com o objetivo de formar público, popularizar o acesso à música e à prática da dança, proporcionar lazer saudável para as pessoas do entorno.