Mimulus Escola e Cia de Dança

Mimulus Cia de Dança

“Desde os anos noventa, a Mimulus Cia de Dança vem priorizando uma proposta singular de retomada do tradicional repertório das danças de salão, mas sempre com o olhar armado na contemporaneidade. Em seu lastro original da mineiridade, a sua base de apoio é Belo Horizonte, de onde vem irradiando seu ideal coreográfico de redescoberta inventiva de uma dança popular de raízes brasileiras.

Num recorte das danças urbanas, da domesticidade dos saraus familiares às confraternizações sociais dos bailes, com seu vocabulário próprio de prevalência de duos ou casais, mas com um feeling diferenciado e enérgico nas linhas coreográficas de Jomar Mesquita. Danças, ora cadenciadas em prazerosa e pulsante gestualidade corporal, ora de melancolizada envolvência ou de sensível espontaneidade. Sustentada sempre em recatado aporte cênico, com figurinos de beleza cotidiana (Baby Mesquita), luzes e cenário ambientalistas (Ed Andrade)”.
Wagner Correa de Araújo

“Agora, não resta mais qualquer dúvida de que (a Mimulus) está inventando um futuro para a dança a dois.”
Helena Katz – O ESTADO DE SÃO PAULO

“This was dance with a human face, and superhuman energy.”
“Jomar Mesquita and his Mimulus Dance Company ought to be bottled and sold as elixir. Forget about Vitaminwater and Red Bull. For an hour on Friday night at Jacob’s Pillow Dance Festival here, the sassy, charming young dancers of this Brazilian troupe filled the Ted Shawn Theater with infectious wit and energy as well as intriguing dance invention.”
Jennifer Dunning – THE NEW YORK TIMES, USA

Em 1992, Jomar Mesquita formou um primeiro grupo composto por oito crianças e adolescentes, alunos da Mimulus Escola de Dança. O objetivo era experimentar criar coreografias diferentes do que normalmente se via no meio das danças de salão.

O trabalho do grupo cresceu ao longo dos anos, se tornou uma companhia profissional, passando a ser gerida pela Associação Cultural Mimulus no ano 2000. Hoje é referência internacional quando se fala em criação de espetáculos baseados nas danças de salão. A companhia é considerada pelos críticos e pesquisadores como criadora de uma linguagem própria e inovadora com as danças a dois.

A Mimulus, após mais de 30 anos de companhia, prossegue, persiste, existe, como Baby Mesquita sempre quis… toma as danças de salão como essência para se criar “dança”. Para chegar a um lugar de pesquisa, educação, colaboração, experimentação, conexão entre dois corpos que dançam juntos, em tempos de tanta desconexão física.

A Mimulus Cia. de Dança desrespeita os limites formais da sua base e, assumindo um processo de contaminação, criou um novo e exemplar conceito de dança contemporânea. Como conseqüência, seus espetáculos vêm surpreendendo o público e a crítica. Um lugar de criação artística entre a dança de salão e a dança contemporânea. Um lugar fronteiriço e de grande experiência acumulada, que propicia estímulo para inovações em suas produções.

Assim, com seus espetáculos, leva sua arte pelo Brasil e pelo mundo, das ruas e praças aos palcos. Seus espetáculos já receberam inúmeras premiações e reconhecimento por parte da crítica especializada, sendo apresentados em teatros e festivais ao redor de todo o mundo. No Brasil, já se apresentou em mais de 80 cidades, passando por todos os estados. No exterior, foram inúmeras turnês em países como: EUA, Canadá, França, Holanda, Espanha, Inglaterra, Bélgica, Finlândia, Portugal, Itália, Argentina, Venezuela, Chile, entre outros.

Ocupou palcos como: Ted Shawn Theatre – Jacob’s Pillow Dance Festival (USA); Maison de la Danse (Lyon, França); Madrid en Danza (Espanha); Biennale de la Danse de Lyon (França); Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Joyce Theatre (New York, USA); Teatro Alfa (São Paulo, Brasil); Festival de Cannes (França); Festival de Avignon (França)…

Direção:

Jomar Mesquita

Produção e coordenação administrativo-financeira:

Fábio Ramos

Projetos Internacionais:

Guy Darmet

Comunicação:

Guilherme Guedes

O que significa Mimulus

Mimulus é uma flor conhecida como a “planta da coragem”. Da flor Mimulus extrai-se uma essência usada para combater os medos e a timidez, tornar as pessoas mais sociáveis e alegres. Essa é a razão do nome, escolhido, em 1990, por Baby Mesquita – fundadora da Mimulus. Um dos vários preciosos legados que ela nos deixou e que se tornou a missão da Mimulus Escola de Dança e da Mimulus Cia de Dança: fazer da dança uma ferramenta para tornar as pessoas mais felizes.

“Persistir corajosamente com a capacidade de erguer-se e enfrentar as dificuldades do cotidiano”