Mimulus Escola e Cia de Dança

Baby e João Baptista Mesquita, apaixonados pelo prazer do baile, das danças de salão, imbuídos de empreendedorismo e coragem, se tornaram professores e pioneiros em seu ensino de forma sistematizada, na cidade de Belo Horizonte. Com a fundação da primeira escola especializada no ensino das danças de salão e em seguida a Mimulus Escola de Dança – em 17 de novembro de 1990 – promoveram uma grande reestruturação metodológica no ensino das mesmas e acabaram por transformar toda uma cultura das danças a dois em Minas Gerais.

Em 1992, foi formado então um grupo composto por oito crianças, alunos da Mimulus Escola de Dança. Esse grupo foi o embrião da Mimulus Cia de Dança, que se profissionaliza no ano 2000, com a formação da Associação Cultural Mimulus. Presidida por Baby Mesquita durante 22 anos, além de possibilitar a estrutura necessária para o funcionamento da Mimulus Cia de Dança, tornou-se responsável pela realização de importantes ações educativas de formação artística e técnica: intercâmbios com outros grupos e profissionais; atividades de formação de público; intervenções urbanas; apresentações para escolares da rede pública de ensino; palestras para empresas; entre outras.

“Daqui para frente, a Mimulus será mais que uma escola, será um templo – no sentido oriental – aquele lugar onde também se ergue a memória e se reverencia a presença. Dança em nós para sempre, o garboso João Baptista.”
Luciene e Sávio Silveira

Tendo passado por mais de 80 cidades, 14 países, a Mimulus Cia de Dança, através da Associação Cultural Mimulus – hoje presidida por Jomar Mesquita, tendo ao seu lado Fábio Ramos e apoiada pelos Parceiros Mimulus – segue resistindo, produzindo arte e educando. Afinal, Mimulus é uma flor conhecida como a planta da coragem… essa é a razão do nome, escolhido por Baby… um dos vários preciosos legados que ela nos deixou.

“Raras vezes nessa vida conheci tamanha semelhança entre criador e criatura, desenho e movimento, intenção e ação, forma e conteúdo, singeleza e poder, silêncio e eloquência, franqueza e elegância (ah, a elegância sedutora dessa mulher…): Baby Mesquita.
Difícil é aceitar que ausência presente pode ser presença ausente. E como sobreviver a isso? Pelo que conheço de sua onipresença, que agora deixa o espaço para compartilhar o tempo, só dançando. Aproximando o sagrado e o profano cada vez com maior liberdade, por dentro e por fora, libertariamente existindo.
Não é à toa que esta mulher de inquietude e criação nos deixou verbos lindos em sua mensagem de ontem.
Algo que pretendo levar como projeto de vida: ‘Preservar, resistir, apoiar, amar, dançar, viver'”
Luciene e Sávio Silveira

O que significa Mimulus

Mimulus é uma flor conhecida como a “planta da coragem”. Da flor Mimulus extrai-se uma essência usada para combater os medos e a timidez, tornar as pessoas mais sociáveis e alegres. Essa é a razão do nome, escolhido, em 1990, por Baby Mesquita – fundadora da Mimulus. Um dos vários preciosos legados que ela nos deixou e que se tornou a missão da Mimulus Escola de Dança e da Mimulus Cia de Dança: fazer da dança uma ferramenta para tornar as pessoas mais felizes.

“Persistir corajosamente com a capacidade de erguer-se e enfrentar as dificuldades do cotidiano”